PATRONO

“No dia em que todas as cidades do Brasil tiverem a sua biblioteca infantil, o Brasil estará salvo de todos os males, porque todos os males do Brasil têm uma causa única: a ignorância dos adultos justamente porque não lhe foi despertado o amor pela leitura quando eram crianças.”


Monteiro Lobato


O escritor em autoretrato com câmera Roleyflex / Reprodução lobato.globo.com
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. Cursou a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco e nessa época já escrevia para o jornal do Centro Acadêmico da faculdade. 

Foi promotor público, marido, pai e fazendeiro. Próximo da roça, fez de sua realidade assunto de artigos para jornais (“Uma Velha Praga”, sobre as queimadas, e “Jeca Tatu”, que se tornaria um de seus personagens mais famosos). 

Os artigos virariam contos do livro que é considerado sua obra-prima, “Urupês”. Além de escritor e jornalista, foi também dono de editora, tradutor e editor.Mais tarde, viajaria a Nova Iorque como adido comercial do Brasil, e voltaria cheio de novas ideias. Ativista pela nacionalização do petróleo, chegou a ser preso pelo governo de Getúlio Vargas. Morreu aos 66 anos, após sofrer espasmos cerebrais, no dia 04 de Julho de 1948.



QUER CONHECER MAIS SOBRE MONTEIRO LOBATO? 



A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato possui uma exposição permanente que retrata as experiências e passagens vividas pelo escritor ao longo de seus 66 anos de vida. Por meio de objetos de uso pessoal, livros escritos e editados por Monteiro Lobato e painéis que contam sua história em linha do tempo, a exposição mostra as múltiplas facetas do homem que desenvolveu habilidades como pintor, fotógrafo, tradutor e homem de negócios. 



PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO


Conheça alguns dos personagens mais famosos de Monteiro Lobato!

DONA BENTA





Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, uma grande mestra na geografia. Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco.

Ela mora lá com a Tia Nastácia, que cuida da cozinha e da limpeza da casa e sua neta Lúcia, que todo mundo conhece como Narizinho. Pedrinho, outro neto de Dona Benta, não troca o sítio por nenhum outro lugar do mundo para passar suas férias. Nesse sítio acontecem as coisas mais incríveis.

Até petróleo encontraram. Furaram um poço com uma produção de 500 barris por dia. Com isso, de uma hora, para outra Dona Benta que era pobre virou rica.



TIA NASTÁCIA





A melhor quituteira deste e de todos os mundos que existem.  Ela cozinhou até para São Jorge, na Lua. Quem comia uma vez os seus bolinhos não podia nem sequer sentir o cheiro de bolos feitos por outras cozinheiras. Além de cuidar da cozinha, ela é uma faz-tudo na casa. Foi ela quem praticamente criou a Narizinho, e quem fez a Emília. É uma grande contadora de estórias. A turma do sítio adorava ficar à noite ouvindo seus " causos ", comendo rosquinha de polvilho.



EMÍLIA




É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. 

A partir daí, fala como uma matraca. Emília é muito independente, a tal ponto que ela mesma se auto define como "independência ou morte". É também uma filósofa que acredita que "a verdade é uma espécie de mentira bem pregada das que ninguém desconfia".




VISCONDE





Foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Por isso é o Visconde de Sabugosa. Um verdadeiro sábio. Estuda muito. Quase morreu empanturrado de álgebra. Ensina geografia e geologia pra turma e ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio. E como ele sabe sobre petróleo...


NARIZINHO






Lúcia é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho. Ela adora pipoca e já sabe fazer os bolinhos de polvilho da Tia Nastácia. Ela atua como uma rainha do Sítio mas, contente mesmo, só quando o Pedrinho vem de férias e os dois participam de grandes aventuras.

PEDRINHO


É o neto querido de Dona Benta, o primo querido de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da vovó. Adora também café com bolinho de frigideira preparados pela Tia Nastácia. 

É um menino de grande coragem. Não tem mesmo medo de nada. Quando apareceu uma onça, ele organizou uma caçada e trouxe a bicha morta. Foi o único que conseguiu pegar um Saci e conhecer os mistérios da noite na floresta.




RABICÓ





Esse porquinho salvou-se de ir para o forno porque Narizinho brincava com ele desde pequenino. Foi batizado de Rabicó porque só possuía um toquinho de cauda. Só pensa em comer. Entrou pra turma, virou marquês, e participa de todas as aventuras.



PRÍNCIPE ESCAMADO


É príncipe e rei do Reino das Águas Claras. Anda em carruagem puxada por cavalos marinhos, tem um exército de peixes espada. Ficou noivo da Narizinho e levou toda a turma para conhecer as maravilhas do fundo do mar.





QUINDIM

É um rinoceronte enorme que fugiu de um circo de cavalinhos no Rio de Janeiro e foi parar nas matas do Sítio de dona Benta. No começo só a Emília sabia onde ele estava. Antes de entrar para a turma do Pedrinho deu muito trabalho, assustando muita gente. Depois amansou, enturmou e foi batizado de Quindim, um verdadeiro craque na gramática.




CARAMUJO





Grande médico, o doutor Caramujo, de doença entende tudo. Cura qualquer coisa com suas pílulas milagrosas. Curou o Príncipe Escamado, curou o pinto sura, a Sardine e curou até a "tosse de cachorro" que atormentava a Tia Nastácia. Foi o doutor Caramujo quem deu à Emília a capacidade de falar.




BURRO FALANTE





O Conselheiro foi salvo pelas crianças das garras de um tigre no País das Fábulas.  É educado e fala  muito bem. Ele fica no quintal com Quindim, lendo e conversando. Como sempre dá bons conselhos, a Emília deu-lhe o nome de Conselheiro.




JECA TATUZINHO






Lançado em 1924, o livro Jeca Tatuzinho veio ensinar noções de higiene e saneamento às crianças, por meio do personagem-símbolo criado por Monteiro Lobato.

Jeca Tatu era um pobre caboclo que morava no mato, numa casinha de sapé. Vivia na maior pobreza, em companhia da mulher, muito magra e feia, e de vários filhinhos pálidos e tristes. 



Informações retiradas dos sites:



 

© 2013 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Traduzido Por: Template Para Blog - Designed by Templateism

Back To Top